Bomba de Amostragem PCXR8

Bomba PCXR8 – Alta e Baixa vazão

O que é Bomba de Amostragem de Ar?

A bomba de amostragem de ar é um equipamento portátil que fornece vazão de ar constante até 5 L/min, além de possuir um sistema automático de controle de fluxo para ajustar e compensar instantaneamente as variações na vazão durante a coleta, com precisão de 5%. Esses equipamentos são usados em sistemas de coleta instalados no trabalhador, próximo à zona de respiração, para quantificar a exposição ocupacional aos agentes químicos.

As bombas não medem a concentração de nenhum produto químico, elas apenas forçam a passagem do ar pelo dispositivo de coleta, também conhecido como amostrador, “agarrando” e, de fato, coletando o agente. Após a coleta, o amostrador é enviado para um laboratório de higiene ocupacional, onde é feita a análise da amostra e emitido um relatório com a concentração – normalmente, expressa em unidade de massa do contaminante por volume de ar, por exemplo: mg/m3.

Ao analisarmos a forma como os resultados são apresentados pelos laboratórios, massa por volume, concluímos que o requisito mais importante em uma bomba é o sistema de controle de vazão constante. É ele que garante que a bomba funcionou durante todo o tempo de coleta na vazão correta, para que o usuário possa calcular e informar ao laboratório o volume de ar com precisão. O cálculo de volume é simples, basta multiplicar a vazão pelo tempo de coleta.

Tipos de bombas de amostragem

Bomba de amostragem AirLite

Bomba AirLite – Alta e Baixa vazão

Existem diversos modelos de bombas com diferentes faixas de vazão, com indicação de vazão digital, por rotâmetros, ou até mesmo sem qualquer indicação de vazão.

As mais comuns são bombas que operam tanto em alta vazão (de 0,5 a 5 L/min) quanto em baixa vazão (de 5 a 500 ml/min), com o uso de válvulas redutoras de vazão. Entretanto, alguns modelos operam exclusivamente nas faixas de baixa ou alta vazão.

Também existem modelos intrinsecamente seguros, que são obrigatórios para uso em áreas classificadas como atmosferas potencialmente explosivas, e modelos mais simples sem essa característica.

Algumas bombas funcionam com baterias recarregáveis, e outras, com pilhas alcalinas.

Clique aqui e conheça os modelos de bombas de amostragem fabricados pela SKC e fornecidos no Brasil pela Faster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *