Coleta de gases e vapores

A grande maioria das substancias químicas em forma de gases ou vapores no ar, são coletadas entre 5 e 500 ml/min, na chamada baixa vazão. A maioria das bombas de amostragem operam em alta vazão, porém, algumas delas podem ser ajustadas para realizar coletas em baixa vazão com o uso do Kit de Baixa Vazão.

Bomba AirLite e Kit de Baixa Vazão SKC

É correto usar um acessório externo para ajuste da vazão?

Frequentemente somos questionados se é tecnicamente correto usar reguladores de baixa vazão externos às bombas de amostragem, e a resposta é simples: Sim, é correto!

Pode-se usar kits de baixa vazão, más para isto, a bomba deve possuir um sistema de compensação capaz de suportar a carga de pressão gerada pelo kit de baixa vazão e pelo tubo adsorvente, e ainda manter constante a vazão de funcionamento da bomba no momento da coleta.

O fabricante deve informar a tabela de desempenho de compensação de fluxo da bomba, além disso, deve garantir que o instrumento é capaz de operar continuamente por pelo menos 8 horas na baixa vazão ajustada e dentro da tolerância de 5%. Com esta informação, é possível saber se a bomba pode ou não usar um kit de baixa vazão.

Tabela compensação de vazão da Bomba SKC AirChek XR 5000Tabela Compensação de Vazão SKC

O kit de baixa vazão é composto por:

Válvula reguladora – possui um parafuso para o ajuste da vazão desejada. Também serve como suporte e vedação para o tubo adsorvente. O tubo é encaixado em anéis de vedação, que garantem que não há vazamento de ar entre o tubo e a bomba.

Válvula Reguladora de baixa vazão SKC

Válvula Reguladora de baixa vazão SKC

Controlador de pressão constante – sua função é diminuir a pressão gerada pela válvula e tubo, para que a bomba opere dentro de sua capacidade e funcione de maneira constante, mantendo a vazão. É indispensável para que a bomba de amostragem seja preservada e aumente sua vida útil.

CPC para kit baixa vazao SKC

CPC para kit baixa vazao SKC

Mangueira de Tygon® de 0,9 m para conexão da válvula na bomba.

Mangueira Tygon Faster

Mangueira Tygon® Faster

Tampa porta tubo – cobertura colocada sobre o tubo que funciona como proteção para o usuário, pois o tubo de vidro estará quebrado no momento da coleta. Possui uma garra jacaré para fixação na zona de respiração. Existem tampas e tubos de diferentes tamanhos.

Tampa porta tubo A SKC

Tampa porta tubo A SKC

Clique aqui e saiba mais sobre o kit de baixa vazão SKC.

A SKC possui opções de tampas para diversos tamanhos e tipos de tubos adsorventes. As tampas são compatíveis com o kit de baixa vazão SKC e podem ser trocadas de acordo com a necessidade de cada coleta.

Os tamanhos disponíveis são:

Tampa tipo A, para tubos de 6 x 70 mm. (acompanha os kits de baixa vazão SKC código 210-500 e 110-500)

Tampa porta tubo A SKC

Tampa porta tubo A SKC

Tampa tipo B, para tubos de 8 x 110 mm.

Tampa porta tubo B SKC

Tampa porta tubo B SKC

Tampa tipo C, para tubos de 10 x 150 mm.

Tampa porta tubo C SKC

Tampa porta tubo C SKC

Tampa tipo D, para tubos de 10 x 220 mm. Este modelo é normalmente utilizado para coleta com dois tubos ligados em série.

Tampa porta tubo D SKC

Tampa porta tubo D SKC

Além das tampas, a Faster fornece separadamente todos os componentes do kit de Baixa vazão.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *