O BioSampler® coleta bioaerossóis em meio líquido por períodos de amostragem de até oito horas quando usado em conjunto com a bomba de fluxo sônico BioLite +. Use o BioSampler para investigações da Qualidade do Ar Interior (IAQ), controle de infecção em hospitais e clínicas veterinárias, pesquisa biológica, investigações de doenças infecciosas em edifícios públicos, segurança na indústria de manipulação de alimentos e exposição no local de trabalho em fábricas de celulose e papel e estações de tratamento de águas residuais.

Amostrador BioSampler

  • Ideal para coleta bactérias, fungos, pólen, vírus, endotoxinas, micotoxinas e outros fragmentos no ar
  • Construído em vidro de qualidade – autoclavável
  • Método de coleta garante alta taxa de viabilidade de microrganismos
  • Estende o tempo da amostra para mais de 8 horas com a solução ViaTrap SKC
  • Supera problemas de coleta com amostradores por impactação
  • A entrada de ar limita a coleta de partículas àquelas que passariam pelo nariz humano
  • Sistema BioSampler completo inclui todos os equipamentos e meios necessários para a amostragem de bioaerosol

Use o BioSampler com uma bomba de amostragem de fluxo sônico para coleta de área para localizar fontes de contaminação biológica, identificando e medindo níveis de microorganismos, avaliando a eficácia das medidas de controle ou monitorando as liberações de bioaerosol para diversas aplicações, incluindo:

  • Investigações de qualidade do ar em ambientes fechados
  • Controle de infecção em hospitais e clínicas veterinárias
  • Quantificação de microrganismos em poeiras agrícolas
  • Pesquisa microbiológica
  • Investigações sobre doenças infecciosas em edifícios públicos
  • Preocupações de segurança na indústria de manipulação de alimentos
  • Exposição no local de trabalho em setores como fábricas de papel e celulose ou estações de tratamento de esgotos
Tempo de coleta Até 8 horas
Vazão de coleta Fluxo sônico através dos bicos do BioSampler (12,5 L/min)
Bomba de amostragem BioLite+
Meio de coleta Água ou líquidos mais viscosos (não evaporativos) como o óleo mineral ViaTrap.

O ViaTrap pode não ser adequado para análise PCR. Alinhe com o laboratório o meio de coleta líquido mais adequado.

Mangueira 1/4 e 3/8 (diâmetro interno)
Soluções para colerta de Vírus

Os Bioaerosóis

Os bioaerosóis são partículas de origem biológica transportadas pelo ar (por exemplo, bactérias, fungos, pólen, vírus) e seus subprodutos, como endotoxinas ou micotoxinas e outros fragmentos. Embora ainda não exista um método padronizado para a coleta de bioaerosol, muitas organizações, incluindo a SKC, estão pesquisando técnicas de medição aprimoradas. O BioSampler é resultado do trabalho da SKC com os principais cientistas da Universidade de Cincinnati nos Estados Unidos da América.

Coleta de Bioaerosóis

Muitas das técnicas usadas para aerossóis não biológicos podem ser usadas para bioaerosóis. No entanto, para avaliar adequadamente as amostras de bioaerosol, os procedimentos de coleta devem garantir a sobrevivência ou a atividade biológica das partículas de bioaerosol durante e após a coleta1. O BioSampler é altamente eficaz na coleta de amostras viáveis.

O BioSampler é um dispositivo de coleta de vidro altamente eficiente que requer uma bomba de fluxo sônico de alto volume para capturar transportados pelo ar para análises subsequentes. Externamente, o BioSampler se assemelha a um impinger (borbulhador) totalmente em vidro, como o AGI-30. * No interior, ele contém recursos de design específicos que superam alguns dos problemas de amostragem evidenciados ao usar os impactadores para coleta de bioaerosol. O design da entrada do BioSampler limita a coleta de partículas transportadas pelo ar àquelas que passariam pelo nariz humano. O amostrador é normalmente usado com líquido que quando agitado, gira para cima na parede interna do amostrador e remove as partículas coletadas.

O BioSampler pode ser usado com líquidos de coleta (não evaporativos) que têm uma viscosidade muito maior que a água, como o ViaTrap, um óleo mineral especial para amostragem de bioaerossóis. Quando usada com o ViaTrap, a eficiência de coleta do BioSampler permanece constante por um período de amostragem de 8 horas. O ViaTrap pode não ser adequado para análise PCR. Alinhe com o laboratório o meio de coleta líquido mais adequado.

* AGI-30 (impinger todo em vidro) – 30 refere-se à distância em milímetros entre a haste ou jato de entrada e a base do impacto.

Amostragem com o BioSampler

O BioSampler deve ser operado com uma bomba de fluxo sônico, como a Bomba de Amostra BioLite +, que pode manter 15 polegadas de mercúrio ou 0,5 de uma atmosfera de pressão a jusante no sistema. Os três bicos tangenciais do BioSampler atuam como orifícios críticos (sônicos), cada um permitindo a passagem de 4,2 L / min de ar ambiente para uma vazão total de aproximadamente 12,5 L / min.

Métodos de Análise

As amostras do BioSampler oferecem muitas opções de análise. Entre em contato com um laboratório para obter os requisitos do líquido de coleta.

  • Análise da Cultura por Crescimento quantifica e caracteriza culturas de bactérias e fungos transportados pelo ar.
  • Análise microscópica enumera e fornece identificação limitada do total de bactérias e fungos no ar.
  • Ensaio bioquímico quantifica compostos biológicos com base na reação a um produto químico.
  • Imunoensaio quantifica alérgenos no ar com base na ligação de anticorpos a um antígeno alvo específico.
  • Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) identifica bioaerossóis por triagem para um gênero ou espécie específica.

Vantagens do BioSampler

Há muitas vantagens em usar o exclusivo BioSampler no lugar de um impactor padrão.

Maior eficiência de coleta em tempos de amostragem mais longos

O BioSampler fornece maior eficiência e tempos de amostragem mais longos, porque pode ser usado com líquidos não evaporativos que possuem viscosidades maiores que a água. Coleta de forma eficiente em turno de 8 horas com o BioSampler usando óleo mineral ViaTrap. O óleo mineral ViaTrap pode não ser adequado para análise por PCR. Os tempos de amostragem típicos com impingers e líquidos de imersão padrão são de apenas 1 a 1,5 horas. Os tempos de amostragem mais longos do BioSampler também fornecem volumes de amostra maiores para a detecção de organismos em níveis mais baixos de concentração.

Menor ressalto de partículas

Os bicos do BioSampler ejetam partículas em ângulo com a parede interna do amostrador, reduzindo significativamente o ressalto de partículas e preservando agregados de organismos. Nos impactadores convencionais, os microrganismos são tipicamente danificados por colisão com a placa de base do impacto.

Diminuição da re-aerossolização de partículas

Os bicos do BioSampler também criam um fluxo de ar em turbilhão que mantém a viabilidade do microrganismo, movendo suavemente as partículas para a superfície de coleta sem re-aerossolização. O líquido de coleta nos impactadores comuns tende a borbulhar violentamente, fazendo com que as partículas coletadas voltem ao estado de aerossol, isso nao ocorre no BioSampler.

 Critérios de desempenho

Embora seja tópico de muita discussão, nenhum critério de desempenho para amostragem de bioaerosol tenha sido adotado no momento (isto é, valores determinados experimentalmente para avaliar a adequação de um método de coleta para uma aplicação específica) .4

Duas características de desempenho são críticas ao escolher um amostrador de bioaerosol:

Eficiência de Coleta Física, incluindo a capacidade do amostrador de aspirar microorganismos transportados pelo ar para dentro de sua entrada e remover partículas da corrente de ar e transferi-las para o meio de coleta.

Eficiência de Coleta Biológica referente à capacidade do amostrador de manter a viabilidade ou atividade biológica durante a amostragem.

Particulas de teste: Esferas de látex de poliestireno

Fluido de coleta: 20 ml de água deionizada

Vazão de coleta: 12,5 L/min eficiência de coleta o BioSampler

Sistema BioSampler Completo

Esse sistema completo de amostragem facilita a amostragem de bioaerosol. O kit apresenta um BioSampler para a coleta eficiente de microrganismos transportados pelo ar, dois recipientes adicionais de coleta de 20 ml (fundos) com tampas para enviar amostras para um laboratório, um estojo com haste de montagem para proteger o BioSampler durante a amostragem, o ViaTrap* (um eficiente meio de coleta para amostragem por um período de 8 horas) e a bomba de amostragem BioLite + (tipo vácuo, fluxo sônico) montada em um compartimento de proteção com alça. A bomba BioLite + possui um medidor de vácuo para indicar fluxo sônico e uma válvula para ajustar o fluxo.

* O ViaTrap pode não ser adequado para análise PCR. Alinhe com o laboratório o meio de coleta líquido mais adequado.

                    

Referencias:

  1. Nevalainen, A., Willeke K., Liebhaber F., Pastuszka J., Burge H., and Henningson E., “Bioaerosol Sampling: Aerosol Measurement Principles, Techniques, and Applications,” Van Nostrand Reinhold, New York, 1993, pp. 471-492
  2. Lin, X., Willeke, K., Ulevicius, V., Grinshpun, S.A., “Effect of Sampling Time on the Collection of All-Glass Impingers,” Am. Ind. Hyg. Assoc. Journal, v. 58, 1997, pp. 480-488
  3. Macher, J.M., Chatigny M.A., and Burge H.A., “Sampling Airborne Microorganisms and Aeroallergens,” Air Sampling Instruments for Evaluation of Atmospheric Contaminants, 8th ed., ACGIH, Cincinnati, Ohio, 1995, pp. 589-617
  4. Macher, J.M., “Evaluation of Bioaerosol Sampler Performance,” Applied Occupational Environmental Hygiene, v. 12, 1997, pp. 732-738
  5. Buttner, M.P., Willeke K., Grinshpun S.A., “Sampling and Analysis of Airborne Microorganisms,” Manual of Environmental Microbiology, ASM Press, Washington, DC, 1997, pp. 629-640
  6. Willeke, K. Lin, X, Grinshpun, S.A., “Improved Aerosol Collection by Combined Impaction and Centrifugal Motion,” Aerosol Science and Technology. 28:439-456 (1998)
  7. Lin, X, Reponen, T.A., Willeke K., Grinshpun S.A., Foarde, K., Ensor, D., “Long-term Sampling of Airborne Bacteria and Fungi into a Non-evaporating Liquid,” Atmospheric Environment 33:4293-4298 (1999)
  8. Lin, X, Reponen, T., Willeke K., Wang, Z., Grinshpun S.A., Trunov, M., “Survival of Airborne Microorganisms during Swirling Aerosol Collection.” Aerosol Science and Technology 32:184-196 (2000)
  9. Rule, A. M., Kesavan, J., Schwab, K.J., and Buckley, T.J., “Application of Flow Cytometry for the Assessment of Preservation and Recovery Efficiency of Bioaerosol Samplers Spiked with Pantoea agglomerans,” Environmental Science and Technology, 41 (7), 2007, pp. 2467-2472
  10. Dungan, R., and Leytem, A., “Recovery of Culturable Escherichia Coli O157:H7 During Operation of a Liquid-based Bioaerosol Sampler,” Aerosol Science and Technology, 50:71-75 (2016)